top of page

Horácio Santana, 124, Parque da Areia Preta, Guarapari. ES. Clínica Monte Moriá

 Medicação

Foto do escritorAndrews Anjos

Implante do prótese peniana


31 de agosto de 2022Dr. Thales Mendes

As próteses penianas são dispositivos colocados dentro do pênis (nos corpos cavernosos). Considerado o tratamento definitivo de pacientes com disfunção erétil, devolvendo a capacidade de ter ereções e relações sexuais.Essa cirurgia é indicada quando outros tratamentos como comprimidos (tadaladila, sildenafila, vardenafila, lodenafila), injeções intracavernosas (caverject, bimix, trimix, etc) não obtiveram resultados satisfatórios ou apresentaram efeitos colaterais limitantes.Existem dois tipos de implantes: os semirrígidos e os infláveis. Cada um funciona de uma forma diferente e possuem prós e contras. O acompanhamento com seu urologista é fundamental para definir a melhor estratégia para o seu tratamento. Com o objetivo de deixa-lo informado sobre os riscos e benefícios, complicações e cuidados no pós-operatório.

Prótese Peniana Inflável


Fig. 2 – Prótese inflável inserida no interior dos corpos cavernosos em posição de repouso e ereção. Posicionamento do reservatório no abdome e da bomba na bolsa testicular.

A prótese inflável é formada por três componentes: os cilindros infláveis, o pump (bombinha) e o reservatório. Todos os componentes ficam dentro do corpo. Os cilindros da prótese ficam instalados nos corpos cavernosos do pênis, um de cada lado (Fig.1), o reservatório de líquido é posicionado no interior do abdome e o pump (bombinha) é posicionada na bolsa testicular (Fig. 2).

Como funciona?Para a atividade sexual o paciente pressiona o pump algumas vezes para que o líquido do reservatório passe para o interior dos cilindros produzindo a ereção. Ao final da atividade sexual, o homem aperta uma válvula (botão) localizada acima do pump para que o líquido das hastes seja devolvido ao reservatório.Após a cirurgia, não há perda de sensibilidade do pênis, não há alteração da ejaculação e o retorno para a atividade sexual se dá em torno de 6 a 8 semanas depois do procedimento.


Prótese Peniana Semirrígida

Esse dispositivo também é implantado nos corpos cavernosos. É composto por 2 cilindros que estão constantemente rígidos, porém facilmente maleáveis para posicionamento. Podem ser dobrados, mas não retornam a forma flácida do pênis.

A vantagem desta prótese é que ela é mais simples, fácil de usar. Não é necessário a colocação de bombinha nem reservatório de líquido e a chance de defeito mecânico é menor. A desvantagem é a presença de uma “ereção” contínua, embora seja possível dobrar o pênis e deixar imperceptível.

A cirurgia dura aproximadamente 1:30 h, é realizada através de uma incisão entre o pênis e a bolsa testicular ou também pode ser parecida como uma cicatriz de cirurgia de fimose. O paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte e poderá retornar as suas atividades em até 2 semanas. Estará liberado para relações sexuais após 6 a 8 semanas.




QUANDO PENSAR EM PRÓTESE PENIANA??• Se você já tentou tratamentos com remédios como comprimidos, fórmulas e injeções sem resultado satisfatório.• Se você toma algum remédio para o coração (nitratos) e não pode utilizar medicações para ereção.• Se você não se adaptou as injeções penianas.• Se você operou a próstata e está com impotência refratária.• Se você está com Doença de Peyronie associado a impotência sexual.

Marque uma consulta para tirar suas dúvidas.Um abraço!

Dr. Thales MendesUrologistaCRM-ES 12716 | RQE 11575

bottom of page