top of page
  • Instagram

Horácio Santana, 124, Parque da Areia Preta, Guarapari. ES. Clínica Monte Moriá

 Medicação

  • Foto do escritorAndrews Anjos

Implante do prótese peniana


31 de agosto de 2022Dr. Thales Mendes

As próteses penianas são dispositivos colocados dentro do pênis (nos corpos cavernosos). Considerado o tratamento definitivo de pacientes com disfunção erétil, devolvendo a capacidade de ter ereções e relações sexuais.Essa cirurgia é indicada quando outros tratamentos como comprimidos (tadaladila, sildenafila, vardenafila, lodenafila), injeções intracavernosas (caverject, bimix, trimix, etc) não obtiveram resultados satisfatórios ou apresentaram efeitos colaterais limitantes.Existem dois tipos de implantes: os semirrígidos e os infláveis. Cada um funciona de uma forma diferente e possuem prós e contras. O acompanhamento com seu urologista é fundamental para definir a melhor estratégia para o seu tratamento. Com o objetivo de deixa-lo informado sobre os riscos e benefícios, complicações e cuidados no pós-operatório.

Prótese Peniana Inflável


Fig. 2 – Prótese inflável inserida no interior dos corpos cavernosos em posição de repouso e ereção. Posicionamento do reservatório no abdome e da bomba na bolsa testicular.

A prótese inflável é formada por três componentes: os cilindros infláveis, o pump (bombinha) e o reservatório. Todos os componentes ficam dentro do corpo. Os cilindros da prótese ficam instalados nos corpos cavernosos do pênis, um de cada lado (Fig.1), o reservatório de líquido é posicionado no interior do abdome e o pump (bombinha) é posicionada na bolsa testicular (Fig. 2).

Como funciona?Para a atividade sexual o paciente pressiona o pump algumas vezes para que o líquido do reservatório passe para o interior dos cilindros produzindo a ereção. Ao final da atividade sexual, o homem aperta uma válvula (botão) localizada acima do pump para que o líquido das hastes seja devolvido ao reservatório.Após a cirurgia, não há perda de sensibilidade do pênis, não há alteração da ejaculação e o retorno para a atividade sexual se dá em torno de 6 a 8 semanas depois do procedimento.


Prótese Peniana Semirrígida

Esse dispositivo também é implantado nos corpos cavernosos. É composto por 2 cilindros que estão constantemente rígidos, porém facilmente maleáveis para posicionamento. Podem ser dobrados, mas não retornam a forma flácida do pênis.

A vantagem desta prótese é que ela é mais simples, fácil de usar. Não é necessário a colocação de bombinha nem reservatório de líquido e a chance de defeito mecânico é menor. A desvantagem é a presença de uma “ereção” contínua, embora seja possível dobrar o pênis e deixar imperceptível.

A cirurgia dura aproximadamente 1:30 h, é realizada através de uma incisão entre o pênis e a bolsa testicular ou também pode ser parecida como uma cicatriz de cirurgia de fimose. O paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte e poderá retornar as suas atividades em até 2 semanas. Estará liberado para relações sexuais após 6 a 8 semanas.




QUANDO PENSAR EM PRÓTESE PENIANA??• Se você já tentou tratamentos com remédios como comprimidos, fórmulas e injeções sem resultado satisfatório.• Se você toma algum remédio para o coração (nitratos) e não pode utilizar medicações para ereção.• Se você não se adaptou as injeções penianas.• Se você operou a próstata e está com impotência refratária.• Se você está com Doença de Peyronie associado a impotência sexual.

Marque uma consulta para tirar suas dúvidas.Um abraço!

Dr. Thales MendesUrologistaCRM-ES 12716 | RQE 11575

Comentários


bottom of page