top of page
  • Instagram

Horácio Santana, 124, Parque da Areia Preta, Guarapari. ES. Clínica Monte Moriá

impotência sexual

A impotência sexual, ou disfunção erétil, como também é conhecida, é um tema delicado para os homens. Embora cerca de 25 milhões de indivíduos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, sofram com a patologia, falar no assunto ainda é complicado. As questões envolvidas vão muito além da saúde física. 

A condição surge por volta dos 40 anos, mas em condições excepcionais, jovens também podem desenvolver a doença. Apesar de temida, a impotência não é permanente tampouco inevitável, como muitos pensam. É cada vez maior o número de homens que enfrentam dificuldades nas relações sexuais. Em muitos casos, existe a possibilidade de isso ser causado pela disfunção erétil. O lado positivo é que a impotência masculina tem cura e os tratamentos estão cada dia mais modernos.

Mais comum em homens acima dos 40 anos, a disfunção erétil é causada por diversos fatores. Alguns pacientes, a partir dessa idade, podem não conseguir obter e/ou manter uma ereção por tempo suficiente para concluir o ato sexual satisfatoriamente.

Neste artigo falaremos sobre a impotência masculina e seu tratamento. Continue a leitura saiba mais sobre o assunto!

Como diferenciar disfunção erétil de perda de libido?

A incapacidade de manter uma relação sexual pode surgir, eventualmente, de maneira isolada e ser provocada pelo cansaço, pela preocupação e pelo desinteresse pela(o) parceira(o).

Nessas condições, a falta de ereção é mais uma reação natural do organismo ao estresse ou a outra questão momentânea do que algo relacionado à disfunção erétil.

Para que as falhas ocorridas durante o ato sexual possam ser associadas à impotência, é preciso que elas aconteçam repetidas vezes, em intervalos curtos de tempo.

À medida que os períodos entre elas tornam-se menores, maior é a gravidade do quadro, sendo importante deixar a vergonha de lado e procurar ajuda de um especialista, como o urologista ou o andrologista.

Quais as principais causas de impotência masculina?

A disfunção erétil pode ser causada por uma gama de problemas em diferentes órgãos, que podem ser prevenidos mantendo-se bons hábitos. As condições que mais afetam as funções sexuais masculinas são:

hipertensão;

dislipidemias (níveis de colesterol e/ou triglicérides altos);

diabetes;

doenças cardíacas e

problemas na próstata.

Impotência masculina tem cura?

Primeiro de tudo, deve haver diálogo entre o casal: o homem deve compartilhar suas angústias com a(o) parceira(o), pois, assim, ele(a) será capaz de compreender que essa dificuldade pode estar relacionada a um problema de saúde e, juntos, procurar saber se a impotência masculina tem cura.

Depois disso, o casal tem que agendar uma consulta com um médico especialista em andrologia, para que se possa avaliar o caso e identificar por qual razão o homem enfrenta dificuldades com a ereção.

Durante a consulta, o especialista perguntará sobre a história clínica do paciente, psicológica, entender suas queixas, realizar exame físico e, claro, exames de sangue e um check-up para compreender o que pode estar causando a dificuldade de manter a ereção.

Após os exames e as primeiras consultas, o especialista terá um diagnóstico.

Tratamento medicamentoso

Os remédios associados ao acompanhamento psicológico têm dois propósitos: devolver ao homem a confiança que ele necessita para voltar a ter relações sexuais sem preocupação e permitir que ele recupere, rapidamente, a ereção. Assim, pode ser que seja mais rápida superar a disfunção.

bottom of page