top of page
  • Instagram

Horácio Santana, 124, Parque da Areia Preta, Guarapari. ES. Clínica Monte Moriá

 Medicação

  • Foto do escritorAndrews Anjos

Reabilitação da função sexual


18 de julho de 2022Dr. Thales Mendes

A cirurgia para tratamento do câncer de próstata, de uma forma simplificada, consiste na retirada total da próstata, vesículas seminais e linfonodos da pelve.

Os nervos responsáveis pela ereção, saem da medula espinhal, passam ao redor da próstata e vão para o pênis. Portanto é impossível fazer uma cirurgia para retirada completa da próstata sem que tenha algum grau de lesão desses nervos, podendo ser uma lesão temporária ou permanente. Podemos ter recuperação desses nervos em 6 meses ou até 2 anos após a cirurgia.


Durante este período de recuperação é importante que o pênis seja estimulado para evitar atrofia, fibrose e encurtamento. Afinal, todo órgão ou membro que não usamos perde a sua função.

Para estimular a recuperação usamos terapias medicamentosas com comprimidos, injeções, bomba a vácuo e fisioterapia.




E quando devemos começar esse tratamento?O quanto antes!Sabemos das dificuldades físicas e psicológicas que os pacientes enfrentam ao passar pelo processo que envolve o tratamento do câncer de próstata. Compreendendo que a reabilitação sexual faz parte do tratamento, preconizamos o acompanhamento antes mesmo da cirurgia.

Quer conhecer mais sobre o programa? Entre em contato e tire suas dúvidas.

Um abraço!

Dr. Thales MendesUrologistaCRM 12716 | RQE 11575



Comments


bottom of page